Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Célula

A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.[1] A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e electrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.[2]
O corpo humano é constituído por 10 trilhões (1013) de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo;[3] um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.
Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.
A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.[4]
A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.

Índice

[esconder]

[editar] História

As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.[2]
Em 1838 Matthias Schleiden e Theodor Schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células".
As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelos (por vezes escrito organelas, organóides, orgânulos ou organitos).
As formas mais simples de vida são organismos unicelulares que se propagam por cissiparidade. As células podem também constituir arranjos ordenados, os tecidos.

[editar] Estrutura


Estrutura típica de uma célula procarionte, representada por uma bactéria (clique para ampliar): 1. Cápsula, 2. Parede celular, 3. Membrana plasmática, 4. Citoplasma, 5. Ribossomos, 6. Mesossomos, 7. DNA (nucleóide), 8. Flagelo bacteriano.

Estrutura de uma célula vegetal típica (clique para ampliar): a. Plasmodesmos, b. Membrana plasmática, c. Parede celular, 1. Cloroplasto (d. Membrana tilacóide, e. granum), 2. Vacúolo (f. Vacúolo, g. Tonoplasto), h. Mitocôndria, i. Peroxissomo, j. Citoplasma, k. Pequenas vesículas membranosas, l. Retículo endoplasmático rugoso, 3. Núcleo (m. Poro nuclear, n. Envelope nuclear, o. Nucléolo), p. Ribossomos, q. Retículo endoplasmático liso, r. Vesículas de Golgi, s. Complexo de Golgi, t. Citoesqueleto filamentoso.

Estrutura de uma célula animal típica (clique para ampliar): 1. Nucléolo, 2. Núcleo celular, 3. Ribossomos, 4. Vesículas, 5. Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER), 6. Complexo de Golgi, 7. Microtúbulos, 8. Retículo endoplasmático liso (REL), 9. Mitocôndrias, 10. Vacúolo, 11. Citoplasma, 12. Lisossomas, 13. Centríolos.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
  • Células Procariontes
  • Células Eucariontes

[editar] Células Procariontes

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas).[2]
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres pubianoses ou peuvicos:

[editar] Células incompletas

As bactérias dos grupos das Rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
Diversas doenças de importância médica tem sido descritas para organismos destes grupos, incluindo algumas vinculadas aos psitacídeos (papagaios e outras aves, a psitacose[5]) e carrapatos (a febre maculosa, causada pela Rickettsia rickettsii[6]).
Estas bactérias são diferente dos vírus por apresentarem:
  • conjuntamente DNA e RNA (já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros os vírus que possuem DNA e RNA simultâneamente);
  • parte incompleta da "máquina" de síntese celular necessária para reproduzirem-se;
  • uma membrana celular semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

[editar] Células Eucariontes

As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Todos os animais e plantas são dotados deste tipo de células.[2]
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose.
Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.
Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.
Quanto aos cloroplastos (e outros plastídeos) e mitocôndrias, atualmente há uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existência destes orgânulos é a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma célula maior possuía dentro de sí uma célula menor mas com melhores características, fornecendo um refúgio à menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar proteínas com interesse para a outra.
Nesse grupo encontram-se:
  • Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central)
  • Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)
Outros componentes celulares
  • Proteínas - 10%
  • ADN (DNA) - 0,4%
  • ARN (RNA) - 0,7%
  • Lípidos - 2%
  • Outros compostos orgânicos - 0,4 %
  • Outros compostos inorgânicos - 1,5%
                                                            Mister X

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mais testes




Para jogar você precisa usar nomes de pessoas que você conheçe.
Escreva o que é pedido nos espaços...
Coloque qualquer número.
Coloque qualquer número.
Se você é homem, coloque um nome de uma mulher neste espaço e vice versa.
Se você é homem, coloque um nome de uma mulher neste espaço e vice versa.
Coloque qualquer nome (como parentes, amigos...)
Coloque qualquer nome (como parentes, amigos...)
Coloque qualquer nome (como parentes, amigos...)
Coloque um nome de uma música.
Coloque um nome de uma música.
Coloque um nome de uma música.
Coloque um nome de uma música.
FAÇA UM PEDIDO!


 Conflito no cérebro

Olhe abaixo, e diga as "cores" não as palavras
AMARELO AZUL LARANJA
PRETO VERMELHO VERDE
ROXO AMARELO VERMELHO
LARANJA VERDE PRETO
AZUL VERMELHO ROXO
VERDE AZUL LARANJA
O lado direito do cérebro tenta ler a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra



Aí está a oportunidade de verificar quanto tempo você já viveu.
Divirta-se.

Entre com sua data de nascimento Dia  Mês  Ano  Hora 



Você está vivendo há:



   Em meses:
   Em semanas:
   Em dias:
   Em horas:
   Em minutos:
   Em segundos:
   Em milisegundos:




























































Você é Burro?

Você é burro?
É só responder as perguntas e olhar sua quantidade de pontos no final.
1. Você tem fama de ser burro entre os amigos?
a . Sou o mais inteligente deles
b . Fico na média
c . Tenho, mas não sei o motivo!
2. Na escola você fica ou ficava de recuperação todo bimestre?
a . Todo! Não perdia um!
b . Um sim, um não...
c . Não era comum.
3. Quantas vezes alguém precisa explicar alguma coisa até você entender?
a . Pode repetir a pergunta?
b . Nunca contei.
c . Basta repetir umas duas que eu já entendo.
4. Qual é seu ídolo?
a . Carla Perez
b . Chapolim
c . Chaves
5. Quando você encontra com uma mula ou jumento, você:
a . Sente que já se conhecem
b . Tenta imita-lo.
c . Trata-o com carinho.
6. Qual é sua reação quanto encontra um campo bem aberto?
a. Lembra de sua infância.
b. Saio correndo livremente!
c. Como assim, "reação"?
7. O Que você acha da ANDRIUS HP?
a . Uma merda, não entendo nenhuma piada!
b . Eu só olho os desenhos.
c . Um bom site.
8. Qual dessas frases você costuma usar com mais frequência?
a . Não Entendi
b . Repete, por favor
c . Relincha e diz: Como você é burro.
9. Como foi seu desempenho no teste de Q.I.?
a . Foi negativo, mas não lembro quanto
b . Não fiz por medo de passar uma vergonha.
c . O que é Q.I?
10. Se o resultado desse teste mostrar que você não é burro, você vai contar para seus amigos?
a . Claro, vou esfregar na cara deles.
b . Não, eles acham que testes são para burros.
c . Vou imprimi-lo e pendurar na porta da minha sala.
Veja quantos pontos você marcou:
RESULTADO:
Até 11 pontos:
Você é muito intelijegue, ou melhor, inteligente
12 a 15: Você tem uma pequena influência para a burrice, procure um médico, é melhor tratar antes que não tenha mais controle.
16 a 20: Agora você sabe que quem te chamava de burro, não estava só brincando, tome cuidado.
21 a 25: Sinto muito, mas você é burro de carteirinha. A propósito, você tem algum sonho? Então esqueça!
26 a 30: Você é um perigo para a raça humana, o seu alto nível de burrice chega a contaminar as pessoas próximas de você, por favor, se distancie dos outros. A humanidade agradece!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Testes

O Teste do Idiota

1:   Alguns meses têm 31 dias. Quantos têm 28?
 
 
2:   Um homem que vive no México pode ser enterrado nos Estados Unidos?
 
 
3:   É permitido que um homem se case com a irmã de sua viúva?
 
 
4:   Divida 30 entre 1/2 e adicione 10. Qual é o resultado?
 
 
5:   Um homem constrói uma casa de forma retangular. Todos os lados têm vista para o sul. Um enorme urso passa em frente da casa. De que cor éo urso?
 
 
6:   Se há 3 maçãs e você pega 2; com quantas fica?
 
 
7:   Um doutor te dá três comprimidos e diz que tome um a cada meia hora. Quanto tempo durarão os comprimidos?
 
 
8:   Um fazendeiro tem 17 carneiros e morrem todos menos 9. Com quantos carneiros fica?
 
 
9:   Quantos animais de cada sexo Moisés levou na Arca?
 
 
10:   Quantos selos de dois centavos há em uma dúzia?
 
 
11:   Para fins estatísticos: qual é o seu sexo?
 
 
 
Se já respondeu a este teste anteriormente, pode ver os resultados acumulados até esse momento.





Teste para Letrados

1:   Quanto durou a Guerra dos Cem Anos?
 
 
2:   Que país fabrica os chapéus Panamá?
 
 
3:   De qual animal obtemos o catgut? (Fibra de tripa de gato usada em cirurgía)
 
 
4:   Em que mês os russos celebram a Revolução de Outubro?
 
 
5:   De que são feitos os pincéis de pêlo de camelo?
 
 
6:   De qual animal vem o nome das Ilhas Canárias, que estão no Atlântico?
 
 
7:   Qual era o nome do rei Jorge VI?
 
 
8:   De que cor é a ave chamada pintassilgo púrpura?
 
 
9:   De onde vem as groselhas chinesas?
 
 
10:   Qual foi a duração da última Guerra dos Trinta Anos?
 
 
11:   Para fins estatísticos, qual é o seu sexo?
 
 
 
Se já respondeu a este teste anteriormente, pode ver os resultados acumulados até esse momento.






Teste do século XXI

Responda a este breve questionário e descubra o quanto está adaptado à cultura do novo século
 
1:   Tenta escrever sua senha no microondas?
 
 
2:   Há quantos anos não joga paciência com cartas de verdade?
 
 
3:   Tem uma lista de 15 números telefônicos para entrar em contato com 3 pessoas?
 
 
4:   Envía um e-mail a seu companheiro de trabalho (ou de colégio) para perguntar algo como: 'Vamos sair para comer?' e ele te responde com outro e-mail: 'Sim, me dá só 5 minutos'
 
 
5:   Já chateou várias vezes com um estranho de um país distante, mas nunca falou com seu vizinho?
 
 
6:   Compra um computador e uma semana mais tarde pensa que está desatualizado?
 
 
7:   Sua razão para não permanecer em contato com alguns de seus amigos é que eles não tem e-mail?
 
 
8:   Sua idéia de estar organizado são notas em papéis quadrados multicores?
 
 
9:   Sabe a maioría das piadas e brincadeiras através de e-mail, ao invés de pessoalmente?
 
 
10:   Volta para casa e quando o telefone toca, responde com o nome de sua empresa?
 
 
11:   Quando faz ligações telefônicas de sua casa, disca um 9 acidentalmente,para conseguir linha?
 
 
12:   Seu Curriculum Vitae está guardado em um disquete?
 
 
13:   Sua maior preocupação quando falha seu computador é que perdeu suas melhores piadas?
 
 
14:   As férias são algo que sempre adia para o próximo ano?
 
 
15:   Seus familiares e amigos descrevem suas atividades diárias como 'passa todo o tempo no computador'
 
 
16:   À medida que lê esta lista, afirma com a cabeça e sorrí?
 
 
17:   Emquanto lê este teste, pensa em passá-lo por e-mail ao grupo de 'amigos aos quais envia piadas'?
 
 
18:   Passa por sua cabeça que seu grupo já leu o teste em algum lugar; mas não importa, decide que vai mandá-lo de todas formas?
 
 
19:   Por último, é homem ou mulher?
 
 
 

Se já respondeu a este teste anteriormente, pode ver os resultados acumulados até esse momento.


AsPiadas.com en Facebook!

   







                              Mister.X