Agora vamos falar sobre os sonhos e seus fatos, vejam aí:
9. Os cegos também sonham
Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante  os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem  sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição,  olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam  imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os  cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais  sonham.
8. Você esquece 90% dos seus sonhos
Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em  10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma  manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo  ópio) e começou a descrever seu “visão em um sonho”, que é um dos poemas  ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas  ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu  poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi  concluído.
Curiosamente o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor  Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary  Shelley, também foi filho de um sonho da autora.
7. Os sonhos previnem psicose
Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no  início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de  sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade,  alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles  finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes  Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico  de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o  tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio  REM.
6. Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos
Nossos sonhos são frequentemente cheios de pessoas estranhas que  desenpenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está  inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu  durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último  pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão  quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos  por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens  que nossa mente por utilizar durante os sonhos.
Existe uma ciência que afirma que os sonhos são manipulados em realidade  pelo próprio espírito individual, como uma espécie de comunicação.
5. Nem todos sonham em cores
Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em  preto e branco. O restante sonha em cores. Há também temas comuns para  os sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido,  tentar correr e mesmo assim se mover vagarosamente, experiência sexuais,  cair, atrasar-se, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes  caindo, voar, reprovar em um exame ou acidente de carro. É desconhecido  se o impacto de um sonho relacionado a violência ou morte é mais  emocionalmente carregado para a pessoa que sonha em cores ou para as que  sonham em preto e branco.
4. Os sonhos não são sobre o assunto que parecem tratar
Se você sonha sobre algum assunto em particular não é comum que o sonho  seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem  profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a  outra situação ou coisa similar. É como uma analogia em uma poesia que  diz que as formigas são como máquinas que nunca param. Em um sonho você  nunca compara algo com esse mesmo algo, assim como na poesia, por  exemplo: “Aquele belo pôr-do-sol era como um belo pôr-do-sol”. Portanto  seja qual for o símbolo que o seu sonho escolha é muito improvável que o  propósito do sonho seja o símbolo em si.
3. Quem pára de fumar tem sonhos mais vívidos
Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais  sonhos vívidos do que eles normalmente teriam. Em adição, de acordo com a  revista científica Journal of Abnormal Psychology “entre 293 fumantes  que se abstiveram entre uma e quatro semanas, 33% disseram que tiveram  ao menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos as pessoas se  flagravam fumando e sentiam fortes emoções negativas como pânico e  culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado do fato da desistência ao  cigarro, pois 97% dos voluntários não os tinham enquanto fumavam e sua  ocorrência foi relacionada significativamente ao período de abstinência.  Eles foram relatados como mais vívidos do que os sonhos normais e são  tão comuns como os grandes sintomas de abstinência ao tabaco”.
2. Estímulos externos invadem nossos sonhos
Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a  maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e  incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você  sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é  transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na  cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que  estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama.  Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do  sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo  se repete até o momento que este que a pessoa acorda.
A famosa pintura acima de Salvador Dali explica exatamente este  conceito. O seu nome é “Sonho Causado Pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de  Uma Romã um Segundo Antes de Acordar”.
1. Você está paralisado durante o sonho
Acredite ou não o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono.  Isso ocorre possivelmente para preveni-lo de atuar aspectos dos seus  sonhos. Durante o sono há glândulas que secretam um hormônio que ajuda a  induzir o sono e os neurônios enviam sinais à coluna vertebral que  causam o relaxamento do corpo e em seguida a pessoa fica essencialmente  paralisada.
Bônus: Fatos extras
* Você não sonha enquanto ronca.
* As crianças não sonham sobre si mesmas até aproximadamente os três  anos. À partir desta idade as crianças tem muito mais pesadelos do que  os adultos até completar 7 ou 8 anos.
* Se você for acordado durante o sono REM você tem mais chances de  lembrar seu sonho mais vividamente do que quando você acorda pela manhã.
* Não existe evidência científica que confirme o mito de que acordar um sonâmbulo possa matá-lo.
* Há pessoas que sofrem de sonhos recorrentes. É um sonho que surge  repetidamente durante longos períodos de tempo, até anos. Geralmente  possui aspectos de pesadelo e pode ser causado por estresse  pós-traumático.
                      Mister X
Nenhum comentário:
Postar um comentário