Por que bocejamos? 

Pode parecer uma  definição meio incompleta ou simples demais, mas bocejo nada mais é do  que o abrir e o fechar involuntário da boca. Acontece que, quando nós  bocejamos, nossos batimentos cardíacos são elevados significativamente e  ocorre uma melhor oxigenação do cérebro. Até mesmo os cientistas não  sabem direito o porquê de nós bocejarmos ou qual é a verdadeira  importância do bocejo. 
Para aqueles que crêem no Evolucionismo,  nossos ancestrais pré-históricos já abriam a boca para intimidar os  seus inimigos. Desta forma, nós acabamos herdando essa mania. Já para  muitos cientistas, o bocejo tem a função de aumentar a quantidade de  oxigênio no nosso corpo. Outra parte dos entendidos pensa que o bocejo  nada mais é do que a manifestação do tédio ou do cansaço. 
Mesmo sem saber qual é a  real razão de bocejarmos, uma coisa é certa: é grande a possibilidade de  você bocejar também ao ver outra pessoa fazendo o mesmo ou ao ler algo  relacionado. Você bocejou ao ler este texto? 
Cabelos e unhas continuam 
a crescer após a morte?
a crescer após a morte?

Você já percebeu que na  maioria dos filmes de terror, sempre que é aberto um caixão (por mais  estranho que isso seja), o indivíduo morto quase sempre possui cabelos  compridos ou unhas grandes? É verdade, a maioria das pessoas acha que  após a morte essas estruturas continuam a crescer. Será que isso é  verdade? 
Bem, até alguns anos  atrás, os estudiosos pensavam que sim. A explicação dada é a seguinte:  mesmo que uma pessoa morra, ou seja, que seu coração pare de bater, suas  células não param de funcionar instantaneamente. Desta forma, as  células responsáveis pela produção dos fios de cabelo e das unhas  continuariam a trabalhar até certo tempo. 
Contudo, pesquisas mais  recentes realizadas por cientistas americanos afirmam o contrário. Para  este grupo de pesquisadores, o crescimento dos pêlos e unhas necessita  de uma complexa interação hormonal, a qual não existe após a morte do  indivíduo. O que acontece, segundo eles, é que a pele se retrai, dando a  falsa impressão de que os fios de cabelos ou as unhas cresceram. 
É possível fazer cócegas em si mesmo?

Cócegas são processos  neurológicos que colocam o corpo humano em estado de defesa mediante o  estímulo recebido. Segundo cientistas, este mecanismo é uma forma de  defesa natural que o homem adquiriu ao longo do tempo. Quer um exemplo?  Se um inseto peçonhento passasse pelo nosso pé, sentiríamos os  estímulos, isto é, as cócegas, e ficaríamos atentos ao perigo. 
Ok, mas por que não somos capazes de fazer cócegas em nós mesmos? 
Simples. Sabemos que as  cócegas são reações de “alerta” mediante algum estímulo desconhecido. O  que acontece é que, quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos, nosso  cérebro já está ciente dos movimentos e dos estímulos que iremos fazer,  cancelando a resposta de defesa aos mesmos, ou seja, as cócegas. É por  isso que não sentimos nada nesta condição. 
Gasolina Comum e  Aditivada

“E aí chefe, comum ou  aditivada?”. Quem nunca foi indagado com essa pergunta ao abastecer? A  diferença entre os dois tipos de gasolina é algo que gera muitas dúvidas  entre os consumidores. Muitos até optam pela gasolina aditivada sem  saber o que estão comprando, só porque é mais cara e, logicamente,  ofereceria algum tipo de vantagem. 
Vamos logo ao que  interessa: o que difere os dois tipos de gasolina é que a aditivada  possui um aditivo detergente/dispersante que limpa os bicos injetores do  sistema de injeção, enquanto a comum, não. Essa limpeza é interessante  pelo fato de reduzir o desgaste das peças que compõem o sistema de  alimentação do veículo. 
Entretanto, não pense que seu carro vai ganhar um fôlego a mais só porque você optou pela gasolina aditivada, pois a octanagem dos dois tipos é a mesma. 
Manga com Leite faz mal? 

“Manga com leite faz mal,  menino!”. Quem nunca ouviu a frase alguma vez na vida? Se você já  experimentou misturar estes ingredientes, ótimo, já conhece a verdade.  Já para aqueles que ainda acreditam na crença, um importante recado:  tudo é mentira.
 Esta crendice popular é  muito antiga, e está diretamente relacionada à escravidão no Brasil.  Como se sabe, um dos ingredientes mais empregados na alimentação dos  escravos era o leite.  Já as mangas, frutas originárias da Índia, eram  consideradas nobres, sendo destinadas somente à elite da época.
 Aí que está a explicação  de tudo. Proibir os escravos de comerem as mangas era algo quase  impossível, haja vista a abundância da fruta. Assim, os senhores de  engenho passaram a dizer que a mistura da manga com o leite levaria o  indivíduo à morte, só para os escravos não comerem da fruta.
Olhos vermelhos em fotos

Você já ficou como um  vampiro em alguma foto? Provavelmente sim. Em muitas fotos,  principalmente aquelas tiradas com câmeras antigas, os olhos das pessoas  ficam com manchas vermelhas. Você sabe por que isso ocorre? 
Quando alguém tira uma  foto de nós, a luz do flash da câmera penetra em nossos olhos. Caso essa  luz alcance a retina, uma importante parte do olho responsável pela  formação das imagens, as pessoas ficarão com os olhos vermelhos nas  fotos. Mas e a coloração vermelha, o que tem a ver? 
Simples. Tal coloração se  dá pelo fato de a retina ser provida de inúmeros vasos sanguíneos. Como  a cor do sangue é vermelha, as tradicionais manchas na região dos olhos  nas fotos também terão esta coloração. 
Contudo, o efeito dos  olhos avermelhados só ocorrerá se a luz penetrar na retina, que é uma  parte bem interna do olho. Para isso acontecer, a pupila precisa estar  dilatada e o ambiente com pouca claridade. 
Por que as baratas morrem 
viradas de costas?
viradas de costas?

Você já viu uma barata  morta na posição normal? Não? Sempre que nos deparamos com esses insetos  mortos (ou quase), eles estão virados de costas, com as patas para  cima. 
Uma das explicações para  este fato é bastante simples: as baratas andam por paredes e superfícies  verticais, e quando entram em contato com o veneno, caem de costas e  permanecem nesta posição até morrerem.
 Ok, mas e se elas estiverem no chão? 
Bem, aí que entra a outra  explicação. Como os órgãos respiratórios dos insetos se encontram em  suas costas, quando a barata entra em contato como o veneno, o inseto se  vira de costas justamente para poder respirar melhor e sobreviver  frente ao efeito da substância venenosa. 
Cortar cebola nos faz chorar?

Com certeza, cortar  cebola não é a coisa mais agradável que existe. Em alguns casos, a  irritação provocada nos olhos é tão forte que é impossível continuar o  que estava sendo feito. 
Isso se dá pelo fato de  que quando nós cortamos a cebola, rompemos suas células, o que faz com  que determinados sulforetos e enzimas sejam combinados, originando o  ácido sulfénico. É justamente esta a substância responsável por nosso  choro, pois a mesma evapora e entra em contato com nossos olhos, os  quais reagem produzindo mais lágrimas, na tentativa de amenizar a  irritação. 
                       Mister.X 
eba foi o primeiro a comentar muito lega esse blog mas medestia a perte meu blog é muito bom tambem com a permissão do autor desse blog icarlos20.blogspot.com
ResponderExcluir