Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Natureza Curiosa

E aí galera? Na minha última postagem, postei animais que são bizarros e curiosos, mas agora, são só animais curiosos e suas curiosidades. Fiquem de olho:


Um peixe muito, muito estranho!

E quando pensamos que já vimos tudo... a natureza continua a surpreender! Um peixe com uma cabeça transparente e olhos tubulares pertencente à família Opisthoproctidae. (Ver artigo sobre esta descoberta aqui.)

Os cientistas do Instituto de Investigação do Aquário da Baía de Monterey (Califórnia, EUA) conseguiram resolver um mistério já com meio século: o do Macropinna microstoma, um peixe de olhos tubulares localizados dentro de uma cabeça transparente, que vive em zonas profundas. O peixe foi descrito pela primeira vez em 1939. Sabia-se que os seus olhos eram eficazes a captar luz, mas pensava-se que estavam fixos, o que lhe permitiria apenas ter uma visão tubular, dirigida para cima. Vê a galeria de imagens. Os cientistas Bruce Robison e Kim Reisenbichler anunciaram a 23 de Fevereiro a descoberta, a partir de imagens recolhidas por um robot submarino operado remotamente: estes olhos conseguem rodar dentro de um escudo transparente cheio de fluido que cobre a cabeça do peixe, fazendo-a parecer o cockpit iluminado de um avião. Assim, o peixe pode olhar para cima, procurando presas, mas também em frente, para ver aquilo que está a comer. As saliências por cima na boca são órgãos olfactivos, semelhantes às narinas humanas. Esta espécie é um dos exemplos da forma extraordinária como os peixes das profundezas se adaptam à escuridão do seu ambiente. Tal como outros, usam os olhos tubulares para detectar as silhuetas difusas das presas que lhes passam por cima. Apesar da sua capacidade de captar luz, têm um campo de visão estreito. Se os peixes vissem apenas para cima, com as suas bocas pequenas e pontiagudas seria difícil capturarem as presas. Os espécimes que tinham chegado à superfície até agora tinham a delicada estrutura protectora da cabeça destruída, pelo que as imagens que se tinha até ao momento não permitiam vê-la nem perceber o seu modo de funcionamento. O Macropinna microstoma vive a profundidades de 600 a 800 metros. Consegue manter-se praticamente imóvel na água, e movimenta-se de forma muito precisa. Alimenta-se de vários animais pequenos, mas também de alforrecas. Os cientistas pensam que, ao detectar a bioluminescência destas presas acima da sua cabeça, o peixe se move na vertical para depois as capturar.Vê o vídeo do Macropinna microstoma narrado por Bruce Robison (legendado em português).
 
 
Nossa a natureza é verdadeiramente uma grande fábrica de pequenas máquinas, sempre que paramos e observamos um pouco a natureza percebemos que os animais que nela vive são muito desenvolvidos e espertos. São variadas espécies e tamanhos tentando sobreviver no grande meio ambiente. Veja algumas curiosidades sobre alguns animais.
  • Um besouro muito grande, Titanus Gigantus ou besouro rinoceronte é considerado o besouro mais forte do mundo, podendo chegar a medir a até 30cm de comprimento e carregar 850 vezes o seu próprio peso, este animal é originário da America do sul.



  • A maior borboleta do mundo pode chega a medir 30cm de uma ponta da asa a outra ponta e pesa 12gramas, a borboleta é chamada de Queen Alexandra Birdwing, área das florestas tropicais ao norte da Papua Nova Guiné.


A formiga possui um cérebro pequeno, mas mesmo assim as formigas possuem a capacidade de dar aulas a outras formigas, para lhe ensinar suas tarefas e deveres dentro e fora do formigueiro.



Box Jellyfish ou água viva é um dos animais mais mortais da face da terra. Este animal possui um corpo quadrado e vive ao norte da Austrália. Ela possui uma toxina muito forte nos seus tentáculos, esta toxina produz um Choque intenso e a maioria das pessoas que tomam este choque morre, por ser de altíssima voltagem.



Escorpião d’água, é assim que é conhecido um animal que possui semelhança com os escorpiões que estamos acostumados a ver, são chamados assim por além de parecerem com escorpiões, eles vivem na água. Alimentam-se de pequenos peixes. Sua picada é dolorosa mais não leva a pessoa picada a óbito.




As vespas são facilmente confundidas com as abelhas, mas na natureza uma inimiga da outra. Além de suas aparências serem quase as mesmas, existem vespas que alcançam quase o triplo do tamanho de uma abelha comum. A maior vespa do mundo é chamada como Tarântula Hawk. Ela pode chegar a 7 cm e possui uma picada muito dolorida, seu veneno imobiliza todos os reflexos humanos, deixando assim sua vitima capaz somente de gritar. Dizem que a picada desta vespa equivale a dor de um tiro e a sua alimentação é baseada em aranhas e escorpiões. 
 
 
 
Gostou? Mande opiniões e sugestões de postagem para: misterx.blog@hotmail.com.
 
                                                Mister.X

Nenhum comentário:

Postar um comentário