Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Games clássicos

Jogos, jogos, jogos... Quem não gosta? Veremos as histórias desses clássicos:


Donkey Kong
Donkey Kong
Donkey Kong é um personagem dos videogames criado em 1981, por Shigeru Miyamoto. O macaco mais famoso da Nintendo foi criado juntamente com outro fenômeno dos videogames: Mario! No primeiro jogo da série, Mario (Jumpman) tinha que salvar a princesa do terrível Donkey Kong. Após isso, em outro jogo, a história se inverteu, Donkey Kong Jr. deveria salvar seu pai do terrível Mario. Parece hilário, mas é verdade, Donkey Kong e Mario, talvez os maiores sucessos da Nintendo e dos videogames, nunca se entenderam.

Depois do sucesso de Mario, os personagens foram separados e para cada um deles foi criada uma seqüência particular. O último jogo antes do upgrade do SNES foi Donkey Kong 3, em que o macaco invadia uma estufa e era perseguido pelo seu dono.
Após todo o sucesso, em 1994 a Nintendo apostou no personagem e pediu ao estúdio Rareware para criar um outro game para Donkey Kong, o Donkey Kong Country. O resultado disso foi um verdadeiro upgrade na história dos videogames! O jogo feito para SNES impressionou a todos pelos gráficos jamais vistos em consoles de 16 bits, transformando o jogo em um sucesso total. Uma prova disso são as duas continuações do game, "Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest" e "Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble".
Os jogos foram adaptados para Game Boy e Game Boy Advance. Em 1999 foi lançado o Donkey Kong 64, para Nintendo 64. O sucesso mais recente do macaquinho é o Donkey Konga, feito para Gamecube. Um pouco diferente do estilo tradicional, é um jogo envolvendo música e ritmo.
Já foram vendidos mais de 48 milhões de jogos da franquia Donkey Kong.



Mario
Mario
Em 1980, depois de a Nintendo ter fracassado ao tentar fazer um jogo baseado no desenho Popeye, Miyamoto, considerado o pai do Mario, foi solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias idéias. O resultado disso foi Donkey Kong, em o personagem "Jumpman" (Mario) tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Donkey Kong.

Para evidenciar que Jumpman era um ser humano normal, colocaram um enorme bigode no personagem. No escritório da Nintendo em Nova York, as pessoas perceberam que o mesmo era parecido com um funcionário da Nintendo, Mario Segali, daí veio a idéia de mudar o nome de Jumpman para Mario, que já começou a ser utilizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr.

Originalmente, Mario era carpinteiro, porém depois dos vários canos (literalmente) em que ele entrava no jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso de Mario Bros, foi criado seu irmão, Luigi. Além disso, desenharam uma história mais bem elaborada, objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes do personagem. Mario é sem dúvida, o principal ícone da Nintendo, além de ser o jogo mais vendido na história dos games, com mais de 184 milhões de cópias vendidas.



Pokémon
Pokemon
A saga de desenhos animados japoneses Pokémon (Pocket Monsters, Monstros de Bolso), criada por Satoshi Tajiri, foi uma febre nos anos 90, resultando na criação de vários games e filmes da série. Falando especificamente sobre os jogos da saga, sem dúvida, os que mais se destacaram foram os jogos de RPG feitos para a plataforma Game Boy e Game Boy Advance: Pokémon Yellow, Blue, Red, SIlver, Gold, Crystal, Ruby e Sapphire.

Satoshi Tajiri, o criador dos monstrinhos, quando jovem, gostava de entomologia, que consiste no estudo dos insetos e suas relações com o homem. Observando os insetos, ele absorveu o conceito de metamorfose, e assim, criou um jogo em que jogadores batalham usando monstros, que com o passar do tempo e com o ganho de experiência, evoluem e ficam mais poderosos. Foi com essa idéia que em 1994, nasceu Pokémon.

A coleção de jogos pra Game Boy juntamente com outros títulos de estilo plataforma, como Pokémon Stadium do N64, por exemplo, fizeram de Pokémon o segundo jogo mais vendido da história dos games, sendo superado apenas por Mario Bros.



Sonic
Sonic
Sonic the Hedgedog (ouriço), ou apenas Sonic, é o principal personagem de um dos games mais famosos da atualidade e o principal símbolo da SEGA. A empresa decidiu criar um mascote para concorrer com o bem-sucedido Mario, da Nintendo. A SEGA já tinha um mascote, Alex Kidd, porém ele não era tão carismático da mesma forma que o personagem da Nintendo.

Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões, como um cachorro, coelho, etc., foram apresentadas. Os finalistas foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último escolhido, devido ao seu visual espinhoso. A performance, cores e músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas.

A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta. Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, etc. Devido aos insucessos dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. A partir daí, Sonic foi produzido para diversas plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a marca de 44 milhões de jogos vendidos.



Zelda
Zelda
Zelda é um jogo do tipo RPG criado pelo mesmo criador de outros jogos de sucesso, como Mario e Donkey Kong, Shigeru Miyamoto. Os jogos se passam no reino de Hyrule, onde o protagonista, o jovem guerreiro Link, tem a missão de salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas, como no caso de Ganon, o vilão da história.

Miyamoto pegou como inspiração, suas andadas em cavernas e florestas aliadas a muita mitologia nórdica e japonesa. O autor do jogo disse que colocou o nome “Zelda”, mesmo nome da esposa do escritor Francis Scott Fitzgerald, pois achou que esse nome possuia uma boa sonoridade. 

The Legend of Zelda começou a ser vendido na forma de cartuchos nos Estados Unidos. Além disso, foi o primeiro jogo da história dos videogames a possuir bateria interna para que os jogadores pudessem salvar o jogo e começar de onde parou. Também foi o primeiro jogo da Nintendo a passar a marca de um milhão de unidades vendidas. Entre os consoles em que o sucesso Zelda já passou estão NES, SNES, N64, GameCube e Wii, todos da Nintendo. A série de jogos Zelda é a oitava mais vendida da história dos games, com 47 milhões de unidades vendidas.



Final Fantasy
Final Fantasy
Em 1987, a empresa criadora da célebre saga de RPGs Final Fantasy, Square Company, estava passando por uma séria crise financeira. Mesmo assim, a empresa decidiu apostar todas as suas fichas em um último game e colocar um nome relacionando a situação em que a empresa se encontrava. Assim nasceu Final Fantasy (A Fantasia Final).

Em 18 de dezembro, o jogo foi lançado para o NES, da Nintendo, e foi um sucesso absoluto, o que salvou a Square da falência e a colocou em uma posição de destaque no mundo dos jogos no Japão.

O pai de Final Fantasy foi o japonês Hironobu Sakaguchi, o qual salvou sua própria carreira, pois se sua obra não desse resultado, iria se retirar da indústria e a Square iria falir.

Final Fantasy é uma das sagas com maior número de continuações, chegando até a confundir os mais viciados no jogo. A saga conta com cerca de 68 milhões de unidades vendidas, o que a coloca na honrosa posição de terceiro jogo mais vendido da história dos games, perdendo apenas para Mario (193 milhões) e Pokémon (155 milhões).



Pac-man
Pac-man
Pac-man é considerado um clássico da história dos videogames. Elaborado para o console Atari 2600 no início dos anos 80, tornou-se um dos jogos mais populares do mundo. O jogo é simples: Pac-Man comia pastilhas fugindo de fantasmas em um labirinto. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, aumentando progressivamente a dificuldade.

O designer de jogos da Namco, Tohru Iwatani, idealizou o conhecidíssimo Pac-Man em um jantar entre amigos. Sua inspiração veio de uma pizza que veio com uma fatia faltando. Antes de ser o Pac-Man, o personagem dos videogames se chamava Puck-Man, porém decidiram mudar seu nome para evitar que “Puck” se tornasse algo pejorativo na língua inglesa.



Resident Evil
Resident Evil
Resident Evil (Residência do mal) ou BioHazard, como ficou conhecido no Japão, é uma das mais populares séries de videogames criada por Shinji Mikami e comercializada pela Capcom. A mesma é o principal nome do gênero survival horror e já vendeu mais de 30 milhões de unidades.

Como inspiração, Shinji Mikami usou filmes de zumbis de Geogra A. Romero e o também popular jogo Alone the Dark, um dos precursores dos jogos de horror. O primeiro game da série foi feito em cima do jogo Sweet Home. Vários elementos deste jogo, inclusive, foram utilizados como base na criação do Resident Evil: a mansão, as conexões dos objetos e a inconfundível forma particular da porta se abrir.

O nome “BioHazard” foi utilizado inicialmente apenas no Japão, substituído depois por “Resident Evil” no ocidente e no resto do mundo, provavelmente devido ao fato de que o nome antigo já pertencia a uma banda americana.

Os mistérios envolvendo Racoon City e os zumbis fizeram tanto sucesso que a partir do game foram feitos livros, HQs e filmes com ótimos números de bilheteria. Os jogos são divididos em Resident Evil 1, 2 e 3 (Nemesis), Resident Evil Code: Veronica, Resident Evil 0 e o mais novo e inovador, Resident Evil 4. 




The Sims
The Sims
A bem-sucedida série de jogos The Sims consiste na simulação da vida de uma pessoa, onde não há objetivos bem-definidos, nem fases, como na maioria dos games. O criador da série, Will Wright, começou com o projeto com o jogo SimCity, onde o jogador administra uma cidade virtual. Depois disso, uma gama de simuladores da mesma linha (Sim) foi criada: SimAnt, SimFarm, SimEarth, etc.

Após o sucesso de SimCity, o pai dos Sims decidiu levar a simulação à vida pessoal. Em vez de construir prédios, os jogadores construiriam pessoas virtuais, suas casas, relacionamentos e seu cotidiano.

O projeto de Wright a princípio não foi muito levado a sério, pois a grande questão era saber se as pessoas iriam ter a paciência para levar uma vida virtual, porém a Maxis apostou no projeto e deu sinal verde.

The Sims foi um sucesso no mundo inteiro, desbancando vários líderes de vendas. Através de suas expansões, permaneceu nessa posição por muito tempo. Depois de tanto sucesso com as várias expansões do jogo, a Maxis deu uma pequena patinada quando tentou fazer, em 2002, uma versão online do jogo, que não correspondeu às expectativas dos usuários.

Esse pequeno deslize foi esquecido completamente em 2004, quando a empresa recriou o jogo do zero, lançando o game mais esperado daquele ano: The Sims 2. Gráficos 3D de altíssima qualidade e novidades como ver os sims mais de perto ou na primeira pessoa, fizeram do jogo outro estrondoso sucesso. Já foram vendidas 54 milhões de unidades do jogo, o que o coloca como o quinto jogo mais vendido da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário