Donkey Kong 

Donkey Kong é um  personagem dos videogames  criado em 1981, por Shigeru Miyamoto. O  macaco mais famoso da Nintendo foi criado juntamente com outro fenômeno  dos videogames: Mario! No primeiro jogo  da série, Mario (Jumpman) tinha  que salvar a princesa do terrível Donkey Kong.  Após isso, em outro  jogo, a história se inverteu, Donkey Kong Jr. deveria salvar  seu pai do  terrível Mario. Parece hilário, mas é verdade, Donkey Kong e Mario,   talvez os maiores sucessos da Nintendo e dos videogames, nunca se  entenderam. 
Depois do sucesso de Mario, os personagens foram separados e para cada um deles foi criada uma seqüência particular. O último jogo antes do upgrade do SNES foi Donkey Kong 3, em que o macaco invadia uma estufa e era perseguido pelo seu dono.
Depois do sucesso de Mario, os personagens foram separados e para cada um deles foi criada uma seqüência particular. O último jogo antes do upgrade do SNES foi Donkey Kong 3, em que o macaco invadia uma estufa e era perseguido pelo seu dono.
Após  todo o sucesso, em  1994 a  Nintendo apostou no personagem e pediu ao estúdio Rareware para  criar um outro  game para Donkey Kong, o Donkey Kong Country. O  resultado disso foi um  verdadeiro upgrade na história dos videogames! O  jogo feito para SNES impressionou  a todos pelos gráficos jamais vistos  em consoles de 16 bits, transformando o jogo em um sucesso total. Uma  prova disso são as duas continuações do game, "Donkey Kong  Country 2:  Diddy's Kong Quest" e "Donkey Kong Country 3: Dixie  Kong's Double  Trouble".
 Os  jogos foram  adaptados  para Game Boy e Game Boy Advance. Em 1999 foi lançado o  Donkey Kong 64, para Nintendo 64. O sucesso  mais recente do macaquinho é  o Donkey Konga, feito para Gamecube. Um pouco diferente  do estilo  tradicional, é um jogo envolvendo música e ritmo. 
Já  foram vendidos mais de 48 milhões de jogos da franquia Donkey Kong.
Mario 

Em 1980, depois de a  Nintendo ter  fracassado ao tentar fazer um jogo baseado no desenho  Popeye, Miyamoto,  considerado o pai do Mario, foi solicitado para  projetar um novo jogo baseado  em suas próprias idéias. O resultado  disso foi Donkey Kong, em o personagem  "Jumpman" (Mario) tentava salvar  a sua namorada Pauline do gorila  Donkey Kong. 
Para evidenciar que Jumpman era um ser humano normal, colocaram um enorme bigode no personagem. No escritório da Nintendo em Nova York, as pessoas perceberam que o mesmo era parecido com um funcionário da Nintendo, Mario Segali, daí veio a idéia de mudar o nome de Jumpman para Mario, que já começou a ser utilizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr.
Originalmente, Mario era carpinteiro, porém depois dos vários canos (literalmente) em que ele entrava no jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso de Mario Bros, foi criado seu irmão, Luigi. Além disso, desenharam uma história mais bem elaborada, objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes do personagem. Mario é sem dúvida, o principal ícone da Nintendo, além de ser o jogo mais vendido na história dos games, com mais de 184 milhões de cópias vendidas.
Para evidenciar que Jumpman era um ser humano normal, colocaram um enorme bigode no personagem. No escritório da Nintendo em Nova York, as pessoas perceberam que o mesmo era parecido com um funcionário da Nintendo, Mario Segali, daí veio a idéia de mudar o nome de Jumpman para Mario, que já começou a ser utilizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr.
Originalmente, Mario era carpinteiro, porém depois dos vários canos (literalmente) em que ele entrava no jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso de Mario Bros, foi criado seu irmão, Luigi. Além disso, desenharam uma história mais bem elaborada, objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes do personagem. Mario é sem dúvida, o principal ícone da Nintendo, além de ser o jogo mais vendido na história dos games, com mais de 184 milhões de cópias vendidas.
Pokémon 

A saga de desenhos  animados  japoneses Pokémon (Pocket Monsters, Monstros de Bolso), criada  por Satoshi  Tajiri, foi uma febre nos anos 90, resultando na criação  de vários games e  filmes da série. Falando especificamente sobre os  jogos da saga, sem dúvida, os  que mais se destacaram foram os jogos de  RPG feitos para a plataforma Game Boy  e Game Boy Advance: Pokémon  Yellow, Blue, Red, SIlver, Gold, Crystal, Ruby e  Sapphire.
Satoshi Tajiri, o criador dos monstrinhos, quando jovem, gostava de entomologia, que consiste no estudo dos insetos e suas relações com o homem. Observando os insetos, ele absorveu o conceito de metamorfose, e assim, criou um jogo em que jogadores batalham usando monstros, que com o passar do tempo e com o ganho de experiência, evoluem e ficam mais poderosos. Foi com essa idéia que em 1994, nasceu Pokémon.
A coleção de jogos pra Game Boy juntamente com outros títulos de estilo plataforma, como Pokémon Stadium do N64, por exemplo, fizeram de Pokémon o segundo jogo mais vendido da história dos games, sendo superado apenas por Mario Bros.
Satoshi Tajiri, o criador dos monstrinhos, quando jovem, gostava de entomologia, que consiste no estudo dos insetos e suas relações com o homem. Observando os insetos, ele absorveu o conceito de metamorfose, e assim, criou um jogo em que jogadores batalham usando monstros, que com o passar do tempo e com o ganho de experiência, evoluem e ficam mais poderosos. Foi com essa idéia que em 1994, nasceu Pokémon.
A coleção de jogos pra Game Boy juntamente com outros títulos de estilo plataforma, como Pokémon Stadium do N64, por exemplo, fizeram de Pokémon o segundo jogo mais vendido da história dos games, sendo superado apenas por Mario Bros.
Sonic 

 Sonic  the Hedgedog  (ouriço), ou apenas Sonic, é o principal personagem de um dos games mais   famosos da atualidade e o principal símbolo da SEGA. A empresa   decidiu criar um mascote para  concorrer com o bem-sucedido Mario, da  Nintendo. A SEGA já tinha um mascote,  Alex Kidd, porém ele não era tão  carismático da mesma forma que o personagem da Nintendo.
Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões, como um cachorro, coelho, etc., foram apresentadas. Os finalistas foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último escolhido, devido ao seu visual espinhoso. A performance, cores e músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas.
A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta. Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, etc. Devido aos insucessos dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. A partir daí, Sonic foi produzido para diversas plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a marca de 44 milhões de jogos vendidos.
Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões, como um cachorro, coelho, etc., foram apresentadas. Os finalistas foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último escolhido, devido ao seu visual espinhoso. A performance, cores e músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas.
A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta. Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, etc. Devido aos insucessos dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. A partir daí, Sonic foi produzido para diversas plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a marca de 44 milhões de jogos vendidos.
Zelda 

Zelda  é um jogo do tipo  RPG criado pelo mesmo criador de outros jogos de sucesso, como  Mario e  Donkey Kong, Shigeru Miyamoto. Os jogos se passam no reino de Hyrule,   onde o protagonista, o jovem guerreiro Link,  tem a missão de salvar o  reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo  deixado pelas deusas que pode trazer ao  mundo uma era de harmonia e  prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos  erradas, como no caso  de Ganon, o vilão da história.
Miyamoto pegou como inspiração, suas andadas em cavernas e florestas aliadas a muita mitologia nórdica e japonesa. O autor do jogo disse que colocou o nome “Zelda”, mesmo nome da esposa do escritor Francis Scott Fitzgerald, pois achou que esse nome possuia uma boa sonoridade.
The Legend of Zelda começou a ser vendido na forma de cartuchos nos Estados Unidos. Além disso, foi o primeiro jogo da história dos videogames a possuir bateria interna para que os jogadores pudessem salvar o jogo e começar de onde parou. Também foi o primeiro jogo da Nintendo a passar a marca de um milhão de unidades vendidas. Entre os consoles em que o sucesso Zelda já passou estão NES, SNES, N64, GameCube e Wii, todos da Nintendo. A série de jogos Zelda é a oitava mais vendida da história dos games, com 47 milhões de unidades vendidas.
Miyamoto pegou como inspiração, suas andadas em cavernas e florestas aliadas a muita mitologia nórdica e japonesa. O autor do jogo disse que colocou o nome “Zelda”, mesmo nome da esposa do escritor Francis Scott Fitzgerald, pois achou que esse nome possuia uma boa sonoridade.
The Legend of Zelda começou a ser vendido na forma de cartuchos nos Estados Unidos. Além disso, foi o primeiro jogo da história dos videogames a possuir bateria interna para que os jogadores pudessem salvar o jogo e começar de onde parou. Também foi o primeiro jogo da Nintendo a passar a marca de um milhão de unidades vendidas. Entre os consoles em que o sucesso Zelda já passou estão NES, SNES, N64, GameCube e Wii, todos da Nintendo. A série de jogos Zelda é a oitava mais vendida da história dos games, com 47 milhões de unidades vendidas.
Final Fantasy 

Em 1987, a empresa  criadora da  célebre saga de RPGs Final Fantasy, Square Company, estava  passando por uma  séria crise financeira. Mesmo assim, a empresa decidiu  apostar todas as suas fichas em  um último game e colocar um nome  relacionando a situação em que a empresa se  encontrava. Assim nasceu  Final Fantasy (A Fantasia Final).
Em 18 de dezembro, o jogo foi lançado para o NES, da Nintendo, e foi um sucesso absoluto, o que salvou a Square da falência e a colocou em uma posição de destaque no mundo dos jogos no Japão.
O pai de Final Fantasy foi o japonês Hironobu Sakaguchi, o qual salvou sua própria carreira, pois se sua obra não desse resultado, iria se retirar da indústria e a Square iria falir.
Final Fantasy é uma das sagas com maior número de continuações, chegando até a confundir os mais viciados no jogo. A saga conta com cerca de 68 milhões de unidades vendidas, o que a coloca na honrosa posição de terceiro jogo mais vendido da história dos games, perdendo apenas para Mario (193 milhões) e Pokémon (155 milhões).
Em 18 de dezembro, o jogo foi lançado para o NES, da Nintendo, e foi um sucesso absoluto, o que salvou a Square da falência e a colocou em uma posição de destaque no mundo dos jogos no Japão.
O pai de Final Fantasy foi o japonês Hironobu Sakaguchi, o qual salvou sua própria carreira, pois se sua obra não desse resultado, iria se retirar da indústria e a Square iria falir.
Final Fantasy é uma das sagas com maior número de continuações, chegando até a confundir os mais viciados no jogo. A saga conta com cerca de 68 milhões de unidades vendidas, o que a coloca na honrosa posição de terceiro jogo mais vendido da história dos games, perdendo apenas para Mario (193 milhões) e Pokémon (155 milhões).
Pac-man 

Pac-man é considerado um  clássico  da história dos videogames. Elaborado para o console Atari  2600 no início dos anos 80, tornou-se um dos jogos mais populares do  mundo. O jogo é  simples: Pac-Man comia pastilhas fugindo de fantasmas  em um labirinto. O  objetivo era comer todas as pastilhas sem ser  alcançado pelos fantasmas,  aumentando progressivamente a dificuldade. 
O designer de jogos da Namco, Tohru Iwatani, idealizou o conhecidíssimo Pac-Man em um jantar entre amigos. Sua inspiração veio de uma pizza que veio com uma fatia faltando. Antes de ser o Pac-Man, o personagem dos videogames se chamava Puck-Man, porém decidiram mudar seu nome para evitar que “Puck” se tornasse algo pejorativo na língua inglesa.
O designer de jogos da Namco, Tohru Iwatani, idealizou o conhecidíssimo Pac-Man em um jantar entre amigos. Sua inspiração veio de uma pizza que veio com uma fatia faltando. Antes de ser o Pac-Man, o personagem dos videogames se chamava Puck-Man, porém decidiram mudar seu nome para evitar que “Puck” se tornasse algo pejorativo na língua inglesa.
Resident Evil 

Resident Evil (Residência  do mal)  ou BioHazard, como ficou conhecido no Japão, é uma das mais  populares séries de  videogames criada por Shinji Mikami e  comercializada pela Capcom. A  mesma é o principal nome do gênero  survival horror e já vendeu mais de 30  milhões de unidades.
Como inspiração, Shinji Mikami usou filmes de zumbis de Geogra A. Romero e o também popular jogo Alone the Dark, um dos precursores dos jogos de horror. O primeiro game da série foi feito em cima do jogo Sweet Home. Vários elementos deste jogo, inclusive, foram utilizados como base na criação do Resident Evil: a mansão, as conexões dos objetos e a inconfundível forma particular da porta se abrir.
O nome “BioHazard” foi utilizado inicialmente apenas no Japão, substituído depois por “Resident Evil” no ocidente e no resto do mundo, provavelmente devido ao fato de que o nome antigo já pertencia a uma banda americana.
Os mistérios envolvendo Racoon City e os zumbis fizeram tanto sucesso que a partir do game foram feitos livros, HQs e filmes com ótimos números de bilheteria. Os jogos são divididos em Resident Evil 1, 2 e 3 (Nemesis), Resident Evil Code: Veronica, Resident Evil 0 e o mais novo e inovador, Resident Evil 4.
Como inspiração, Shinji Mikami usou filmes de zumbis de Geogra A. Romero e o também popular jogo Alone the Dark, um dos precursores dos jogos de horror. O primeiro game da série foi feito em cima do jogo Sweet Home. Vários elementos deste jogo, inclusive, foram utilizados como base na criação do Resident Evil: a mansão, as conexões dos objetos e a inconfundível forma particular da porta se abrir.
O nome “BioHazard” foi utilizado inicialmente apenas no Japão, substituído depois por “Resident Evil” no ocidente e no resto do mundo, provavelmente devido ao fato de que o nome antigo já pertencia a uma banda americana.
Os mistérios envolvendo Racoon City e os zumbis fizeram tanto sucesso que a partir do game foram feitos livros, HQs e filmes com ótimos números de bilheteria. Os jogos são divididos em Resident Evil 1, 2 e 3 (Nemesis), Resident Evil Code: Veronica, Resident Evil 0 e o mais novo e inovador, Resident Evil 4.
The Sims 

A  bem-sucedida série de  jogos The Sims consiste na simulação da vida de uma  pessoa, onde não há  objetivos bem-definidos, nem fases, como na maioria dos  games. O  criador da série, Will Wright, começou com o projeto com o jogo   SimCity, onde o jogador administra uma cidade virtual. Depois disso, uma  gama  de simuladores da mesma linha (Sim) foi criada: SimAnt, SimFarm,  SimEarth, etc.
Após o sucesso de SimCity, o pai dos Sims decidiu levar a simulação à vida pessoal. Em vez de construir prédios, os jogadores construiriam pessoas virtuais, suas casas, relacionamentos e seu cotidiano.
O projeto de Wright a princípio não foi muito levado a sério, pois a grande questão era saber se as pessoas iriam ter a paciência para levar uma vida virtual, porém a Maxis apostou no projeto e deu sinal verde.
The Sims foi um sucesso no mundo inteiro, desbancando vários líderes de vendas. Através de suas expansões, permaneceu nessa posição por muito tempo. Depois de tanto sucesso com as várias expansões do jogo, a Maxis deu uma pequena patinada quando tentou fazer, em 2002, uma versão online do jogo, que não correspondeu às expectativas dos usuários.
Esse pequeno deslize foi esquecido completamente em 2004, quando a empresa recriou o jogo do zero, lançando o game mais esperado daquele ano: The Sims 2. Gráficos 3D de altíssima qualidade e novidades como ver os sims mais de perto ou na primeira pessoa, fizeram do jogo outro estrondoso sucesso. Já foram vendidas 54 milhões de unidades do jogo, o que o coloca como o quinto jogo mais vendido da história.
Após o sucesso de SimCity, o pai dos Sims decidiu levar a simulação à vida pessoal. Em vez de construir prédios, os jogadores construiriam pessoas virtuais, suas casas, relacionamentos e seu cotidiano.
O projeto de Wright a princípio não foi muito levado a sério, pois a grande questão era saber se as pessoas iriam ter a paciência para levar uma vida virtual, porém a Maxis apostou no projeto e deu sinal verde.
The Sims foi um sucesso no mundo inteiro, desbancando vários líderes de vendas. Através de suas expansões, permaneceu nessa posição por muito tempo. Depois de tanto sucesso com as várias expansões do jogo, a Maxis deu uma pequena patinada quando tentou fazer, em 2002, uma versão online do jogo, que não correspondeu às expectativas dos usuários.
Esse pequeno deslize foi esquecido completamente em 2004, quando a empresa recriou o jogo do zero, lançando o game mais esperado daquele ano: The Sims 2. Gráficos 3D de altíssima qualidade e novidades como ver os sims mais de perto ou na primeira pessoa, fizeram do jogo outro estrondoso sucesso. Já foram vendidas 54 milhões de unidades do jogo, o que o coloca como o quinto jogo mais vendido da história.
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